TORONTO – As pontuações de crédito são projetadas para prever se os consumidores pagarão suas contas em dia e, quanto maior o número, maior o risco que você corre para um credor em potencial.

Se você quisesse saber sua pontuação de crédito, antes tinha que pagar cerca de $30 a uma agência de relatórios de crédito, mas agora eles estarão disponíveis gratuitamente. O governo de Quebec aprovou uma legislação no mês passado para proteger melhor os consumidores contra fraude e roubo de identidade.

A Equifax e a TransUnion agora são obrigadas por lei a permitir que os quebequenses verifiquem seus relatórios de crédito e pontuações online gratuitamente.A Equifax decidiu dar um passo adiante e permitir que todos os canadenses tenham acesso gratuito às suas informações de crédito online.

“Você pode acessar seu arquivo de crédito e sua pontuação de crédito gratuitamente online por meio do site da Equifax”, disse Julie Kuzmic, Diretora de Defesa do Consumidor da Equifax Canadá.

“Sob a nova Lei de Agentes de Avaliação de Crédito, a TransUnion é obrigada a fornecer uma pontuação de crédito gratuita mediante solicitação aos consumidores de Quebec. Este serviço está disponível apenas para consumidores de Quebec no momento”, disse TransUnion à CTV News Toronto em um comunicado.

“Em linha com o compromisso da TransUnion com clientes e consumidores, há anos oferecemos muitos dos direitos descritos na nova legislação a todos os consumidores canadenses, incluindo notas explicativas e alertas de segurança. Além disso, todos os consumidores canadenses continuam a ter acesso à sua Divulgação ao consumidor gratuita – para fazê-lo, visite transunion.ca. “

Para obter suas informações de crédito gratuitas por meio da Equifax, vá para a página inicial e role para baixo para obter “minha pontuação” Equifax gratuita e relatório online.

Você terá que responder a algumas perguntas e vai ver que inserir seu Social Insurance number é opcional.

Em menos de dez minutos, você terá sua pontuação de crédito.

As pontuações de crédito estão entre 300 e 900.

Uma pontuação mais alta significa que você é um bom risco, enquanto uma pontuação mais baixa significa que você pode ter deixado de realizar pagamentos  ou ter recebido muito crédito, o que poderia ser visto como problemático para os credores.

Recentemente, alguns bancos permitiram que os clientes acessassem suas pontuações de crédito e alguns sites os ofereceram gratuitamente com outros serviços, mas esta é a primeira vez que as pontuações foram oferecidas pela Equifax gratuitamente ao público.

O Credit Canadá, que oferece aconselhamento de crédito, diz que se as pessoas puderem verificar suas pontuações, elas podem tentar melhorar sua situação financeira.

“O que você não verifica não é corrigido, então se você pode monitorar sua pontuação de crédito e ver de graça, isso é fantástico, porque se houver um problema você saberá sobre ele e começará a tomar medidas para corrigir quaisquer problemas de crédito que você tenha “, disse Molina.

A Equifax diz que cada credor usa critérios diferentes para determinar uma pontuação de crédito, de modo que os números podem ser diferentes.

Se você notar um erro em seu credit report, deverá tomar medidas para corrigi-lo.

“Há muitas informações lá para que você saiba que se algo não parecer certo em seu arquivo, entre em contato conosco e abriremos uma investigação e trabalharemos com você para descobrir o que está acontecendo”, disse Kuzmic.

Você deve verificar sua pontuação de crédito pelo menos uma vez por ano para ver se seu número está subindo e não diminuindo.

Equifax disse que quando uma pessoa verifica suas próprias informações de crédito, não há impacto em sua pontuação.

Para consultar seu CreditScore basta acessar este link: https://www.consumer.equifax.ca/personal/products/credit-score-report/

Fonte: https://toronto.ctvnews.ca/