Está buscando a casa dos seus sonhos e acredita que ela esteja no Canadá?

Aqui você pode encontrar qualidade e boa infraestrutura, tanto para quem pensa em se estabelecer, quanto para investidores em busca de oportunidades.

Em todo caso, é preciso conhecer a fundo o processo de compra de um imóvel, ter consigo o apoio adequado e saber agarrar a oportunidade certa. Afinal, adquirir uma propriedade é um investimento custoso.

Aqui estão algumas informações importantes para aqueles que buscam uma casa no Canadá, mas que estão lidando com os costumes do país pela primeira vez.

Confira:

Contents

Uma boa equipe

Antes de qualquer outra coisa, pense na equipe que estará ao seu lado!

Comprar um imóvel é um processo trabalhoso e envolve diversas pessoas, credores, órgãos provinciais e municipais, leis, taxas, contratos e entrelinhas, além de muita pesquisa e ponderação. É muito importante o auxílio de profissionais especializados, já familiares ao mercado em que você pretende se aventurar.

A equipe ideal deve ser formada por três pessoas:

O primeiro passo precisa ser dado com um mortgage broker – ou consultor de financiamentos, em português. Eles são profissionais licenciados que possuem a expertise necessária para te ajudar a encontrar o melhor empréstimo. Mesmo que o comprador tenha a opção de se dirigir a um banco pessoalmente, o broker se faz mais vantajoso porque pode consultar financiamentos nas mais variadas instituições, desde grandes bancos até credores menores que não contam com acesso direto ao público. Isso significa ter em mãos diversas opções de empréstimo, além de economizar tempo e dinheiro.

Já com o melhor financiamento em mãos, é hora de procurar o tão sonhado imóvel ao lado de um real estate professional – o corretor imobiliário. Este profissional conhecerá as melhores opções de imóveis, poderá ter acesso a ofertas que ainda não estão disponíveis através do Multiple Listing Services (MLS) e vai te informar qual o preço mais justo por cada casa ou apartamento.

Para garantir o máximo de segurança, converse com um real estate professional indicado por alguém de confiança e especializado no tipo de imóvel que você procura.

Por fim, encontre um bom advogado, pois ele poderá analisar todos os documentos e contratos para garantir que os seus direitos estejam sendo respeitados e que o acordo está adequado para todas as partes.

Não residentes possuem mais documentos e taxas

Nesta categoria, mudam-se algumas regras do processo de aquisição de um imóvel.

Em Toronto, por exemplo, residentes pagam algumas taxas, como a Land Transfer Taxes, no momento da aquisição; e a Property Tax, uma vez ao ano. Já os não residentes também podem estar sujeitos à Non-Resident Speculation Tax, que representa 15% no valor do imóvel.

Para maiores informações sobre as localidades que pagam esta taxa, assim como aqueles que possuem o direito à restituição, consulte seu advogado e corretor de imóveis.

Os empréstimos e financiamentos também se tornam um pouco mais complexos. Para emprestar o dinheiro, os credores podem solicitar diversos documentos, como uma carta emitida pelo banco do solicitante em seu país de origem, atestando sua renda e suas práticas financeiras.

Outro detalhe importante: é comum que os credores canadenses não considerem a receita de imóveis estrangeiros como parte da renda do solicitante.

Além disso, costumam-se exigir um valor maior no down payment (valor de entrada), taxas de juros um pouco mais altas e uma maior burocracia para contratar um seguro, o que torna imprescindível a ajuda de profissionais especializados.

Esteja preparado para a guerra!

Nas grandes cidades canadenses, o mercado imobiliário normalmente pertence aos vendedores, ou seja, há mais demanda do que oferta. Isso torna comum múltiplas ofertas para um mesmo imóvel.

Pesquise muito e esteja preparado. Não deixe de contar com o auxílio de um bom corretor imobiliário para fazer uma oferta atrativa ao vendedor, mas justa para o seu bolso. Já tenha em mãos a autorização do credor para o empréstimo (obtida com o seu mortgage broker) e certifique-se de que o valor de entrada já esteja na sua conta.

Seja paciente e flexível

Além da burocracia para não residentes, um mercado de maior demanda exige bastante dos compradores. Mas não deixe que isso se torne um grande empecilho.

Comprar um imóvel é um desejo e um grande sonho: poder chamar de seu um pequeno pedaço deste mundo! Mas essa é uma decisão que deve ser tomada com bastante ponderação e paciência.

É comum que se passe semanas ou meses a procura de um lugar ideal. E também é comum a frustração de encontrá-lo, mas perdê-lo para uma oferta concorrente.
O importante mesmo é saber que uma hora vai dar certo!

O Canadá é o segundo maior país do mundo e possui ótimas casas em todos os níveis de preço. Então prepare a documentação necessária, delimite o seu orçamento, estabeleça os seus limites e prioridades, junte o seu time e saia à batalha!

Em breve você terá um cantinho canadense só para você.

Quer iniciar o sonho de ter uma casa própria no Canadá?

Juntos nós podemos encontrar o melhor financiamento em qualquer parte do país. Tenho acesso às melhores taxas de juros e os mais completos seguros do mercado canadense além de trabalhar com vários corretores de imóveis e advogados, facilitando todo o processo da compra da casa própria.

Não hesite em falar comigo e tirar todas as suas dúvidas!