Vamos imaginar comigo. Era uma vez uma cidade onde as pessoas não se preocupavam em ir a um caixa eletrônico. Se não percebessem a hora passar, sem problemas, poderiam voltar à noite para casa. E por falar em sair durante a noite… Que tal parar no sinal vermelho? Dentro do carro? Além de estarem obedecendo à lei de trânsito, estariam seguras.

Estou falando de Toronto. A capital da província de Ontario é a cidade mais populosa do Canadá e a quarta maior da América do Norte. Perde apenas para Nova York, Chicago e Cidade do México. São cerca de 2 milhões e 800 mil habitantes e sabe o que é mais interessante? Mais de 50 por cento das pessoas que moram em Toronto não nasceram no país. Segundo o Consulado do Brasil em Toronto, 25 brasileiros chegam por dia para morar aqui. Estamos chegando com força total pra descobrir, explorar e aproveitar o multiculturalismo dessa cidade apaixonante.

Tudo isso faz de Toronto uma grande metrópole. Geralmente, as grandes cidades são aquelas mais amedrontadas pela violência mas, em Toronto, isso não acontece. A unidade de inteligência da revista britânica The Economist revelou um dado interessante. Em 2016, Toronto era considerada a oitava cidade mais segura do mundo e, no ano passado, a colocação ficou ainda melhor, Toronto subiu do oitavo para o quarto lugar. Lindo, não? Na frente dela, estão agora apenas Tóquio, Singapura e Osaka.

O mesmo órgão também fez uma avaliação sobre cultura, saúde, infraestrutura, ameaça de terror, quer dizer, sobre a qualidade de vida. Toronto também aparece arrasando. A cidade que escolhi para viver está entre as 10 melhores e ocupa hoje o oitavo lugar.

Mas você deve estar se perguntando sobre os relatos de violência na cidade que, de vez em quando, a imprensa dá destaque. Em 2017, houve 39 mortes por armas de fogo mas se compararmos com Salvador, por exemplo, que tem quase o mesmo número de habitantes que Toronto, a realidade difere bastante. Na capital da Bahia, segundo a Secretaria de Segurança Pública de lá, mais de 6 mil pessoas morreram por causa de crimes violentos só no ano passado.

Me sinto muito segura por aqui e recomendo Toronto aos meus amigos, conhecidos, clientes e familiares.