Um sistema de saúde que oferece a todos os mesmos serviços médicos e hospitalares, ótimas escolas com financiamento público e baixos índices de criminalidade: este é o Canadá.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), no ano retrasado, 91% dos adultos entre 25 e 64 anos terminaram o ensino médio. Número muito maior do que a média de 74% de todos os países que compõem a organização.

Os jovens do Canadá também são craques em ciências, matemática e leitura. Em 2015, eles fizeram o país conquistar a terceira posição deixando para trás até mesmo Noruega e Finlândia. Além disso, mais de 22% dos estudantes obtiveram um desempenho acima da média.

O último censo realizado no país, em 2016, revelou também um dado importante. Os canadenses, incluindo os imigrantes, estão entre os mais educados do mundo: quando comparado a estudantes de outras nações desenvolvidas, os estudantes do país são os que mais terminam a faculdade. A percentagem é alta graças ao empurrãozinho dado pela imigração, que conta com um alto índice de formação acadêmica.

O número de imigrantes (ou canadenses que nasceram fora do Canadá) com mestrado ou doutorado é o dobro dos canadenses que nasceram no país com este mesmo grau acadêmico.

Legal, né? Mas tem mais…

A educação no Canada é controlada pelas províncias e territórios. A escolaridade é obrigatória em todas essas regiões e esta talvez seja uma das razões que fazem a taxa de alfabetização do país ser tão alta: 99%.

Este ano minha pequena deve começar a frequentar as aulas do ensino primário e a escola pública que ela vai frequentar deve ser alguma do meu bairro. Para isso, vou precisar apenas levar um comprovante de endereço e os documentos dela. Tudo isso sem precisar pagar nada. Parece sonho, mas é realidade sim.

O Canadá tem sempre aparecido como um dos países preferidos pelos estudantes internacionais. Há brasileiros chegando todos os dias para se especializar em alguma profissão. Todos os programas nas faculdades de Ontário, por exemplo, estão abertos a estudantes internacionais e, na maior parte, o processo de candidatura é o mesmo oferecido aos candidatos nascidos no Canadá.

Um diploma canadense, além de ajudar no processo de imigração, é reconhecido e apreciado em todo o mundo. Vale a pena estudar aqui!