Nas últimas semanas nós acompanhamos o desenvolvimento da crise do COVID-19.

Em meio a esse período turbulento, é normal que surjam várias dúvidas em relação aos nossos compromissos financeiros e a nossa renda. Acompanhe abaixo alguns pontos importantes para quem possui ou deseja adquirir um financiamento imobiliário.

Contents

O QUE OS PROPRIETÁRIOS PRECISAM SABER

Este é um momento difícil para muitas famílias, especialmente para quem possui a renda afetada devido á instabilidade financeira da quarentena. As instituições financeiras deixam claros os procedimentos e o que os proprietários (atuais e futuros) devem ter em mente antes de tomar qualquer decisão:
Aplicações para financiamentos agora podem levar até 15 dias para serem processadas;
Se você precisa de um Appraisal, pode encontrar problemas e atrasos devido à situação excepcional de quarentena. Os credores estão cientes desse problema e exploram protocolos para ajudar a evitar este problema;
Esta situação é nova para os credores da mesma forma que é para você. Os bancos estão buscando o equilíbrio entre o cuidado e a inovação para resolver os problemas que enfrentamos.

O QUE VEM DOS CREDORES

É reconhecido pelos bancos e pelo Governo do Canadá que a recente crise do COVID-19 desestabilizou as finanças do país. Por isso as instituições financeiras sentam juntas para oferecer boas alternativas para os seus compromissos. Cada banco possui suas próprias políticas e programas para ajudar neste momento atípico, que podem incluir:

  • Suspensão de cobranças por até 6 meses;
  • Renegociação do empréstimo;
  • Capitalização dos saldos e taxas pendentes;
  • Acordos de pagamento excepcionais.

Note que, em caso de suspensão de cobranças, os juros e taxas que deveriam ser pagas serão incluídas nas prestações futuras.

OS GRANDES BANCOS

Os grandes bancos do Canadá -Royal Bank of Canada (RBC), Toronto-Dominion Bank (TD), Bank of Nova Scotia (Scotiabank), Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) e o National Bank of Canada- optaram por coordenar suas políticas para a situação financeira do país.

Estes bancos estarão trabalhando ao lado de pequenas empresas e trabalhadores autônomos para oferecer alívio aos afetados pela crise, como a decisão já efetivada de suspender cobranças de clientes afetados por até 6 meses, além de agir em outros produtos e linhas de crédito.
Confira mais informações aqui.

SEGURADORAS

Além dos bancos, as seguradoras também estão com novas políticas e protocolos para ajudar proprietários afetados pela crise do COVID-19, incluindo maior flexibilidade e permitindo a suspensão de cobranças.
Clique aqui para saber mais.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Se você faz parte da população afetada, provavelmente está passando por momentos difíceis. Para facilitar, deixo abaixo algumas dicas do governo e das instituições financeiras:

  • Corte gastos desnecessários pois cada centavo conta;
  • Fale com o seu Mortgage Broker pois ele estará ciente de todas as alternativas;
  • Contate o seu credor e a empresa de seu cartão de crédito;
  • Procure alternativas para assistência financeira e Emplyment Insurance (EI);
  • Se mantenha informado.

MORTGAGES DURANTE O COVID-19

Em situações de crise, as taxas de juros podem variar bastante porque elas estão relacionadas a rendimentos de títulos e liquidez no mercado. Nos últimos dias, houve uma subida das taxas e isso deixa os proprietários inquietos.
Não é possível saber com certeza qual será o cenário futuro da economia, mas os grandes bancos estão mais severos ao liberar financiamentos e muitos clientes estão optando por private lenders para comprar seus imóveis.

REFINANCIAMENTO E RENOVAÇÃO DURANTE O CORONAVIRUS

Muitas pessoas precisam fazer renovação ou refinanciamento este anos mas, devido à crise do COVID-19, não sabem quais passos tomar e nem como seus empréstimos vão ficar.

Nos últimos dias, variações nas taxas de juros no Canadá deixaram atentos todos os proprietários no país.

Em situações de crise, as taxas de juros podem variar bastante porque elas estão relacionadas a rendimentos de títulos e liquidez no mercado. Nos últimos dias, houve uma subida das taxas e isso deixa os proprietários inquietos.

Se você precisa renovar o seu termo ou fazer um refinanciamento, o ideal é aplicar o quanto antes. Como os bancos estão em busca de liquidez, não se pode descartar a possibilidade de aumento nas taxas de juros num futuro próximo.

Além disso, há vários private lenders fazendo refinanciamentos para clientes sem renda, usando a equity do próprio imóvel.

Ficou alguma dúvida?

Se você possui alguma dúvida em relação ao seu refinanciamento ou a compra de algum imóvel neste período, não deixe de acompanhar as políticas e instruções oficiais do governo e das instituições financeiras com as quais você se relaciona.

Abaixo estão os SACs de diversos credores que estão com canais abertos para esclarecimento e negociações.

Tenho certeza que poderá ser útil.

Ainda com dúvidas?

Pensando em refinanciar o seu imóvel ou realizar a compra da casa própria? Entre em contato comigo através deste formulário, terei o maior prazer em atendê-lo!

Não deixe de conferir!

Gostaria de ter maiores informações de como financiar a sua casa própria no Canadá? Não deixe de conferir o meu guia gratuito de COMO FINANCIAR A SUA PRIMEIRA CASA NO CANADÁ. Aproveite! É GRÁTIS!

Best wishes,

Flavia da Silva
Mortgage Broker
Lic# 12728