É bem provável que você conheça alguém que já esteve no Canadá. O país atrai pessoas de todos os continentes por sua grande qualidade de vida. Mas algumas curiosidades ainda são desconhecidas por grande parte dos visitantes.

Aqui estão cinco características canadenses que vão te convencer a vir para o gigante nortenho.

 

Contents

1. Mosaico multicultural

As escolas canadenses ensinam que o país é um “mosaico multicultural”. Isso significa apenas respeito à cultura de cada indivíduo.

Aqui, os estrangeiros são incentivados a manter sua carga cultural, contribuindo para um mosaico com as mais diversas cores. Acredita-se que assim o país se torna maior e mais forte. Afinal, esta é uma terra construída através da imigração.

Adotar a multiculturalidade como parte de sua identidade nacional faz toda a diferença para os estrangeiros que se aventuram aqui. Por isso o Canadá é conhecido como um destino amigável.

Esta forma de ver a imigração é bem diferente daquela adotada por outros grandes países: a chamada “caldeirão” (ou melting pot), onde espera-se que os imigrantes se misturem por completo à sociedade em que moram e assimilem os novos costumes por cima dos antigos.

 

2. Diversidade

Este mosaico cultural é responsável por outro ponto muito interessante: a diversidade do povo canadense.

Um único idioma não é suficiente por aqui. O país possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Mas elas estão longe de representar toda a população.

De acordo com o governo canadense, mais de 6,6 milhões de pessoas afirmam falar outra língua além do inglês e do francês quando estão em casa. Isso representa algo em torno de 20% da população! E estes idiomas possuem as mais diversas origens, desde imigrantes mundo afora até os nativo-americanos, como os Inuit, que fazem do inuktitut uma língua oficialmente usada em cidades do norte do país.

Esses dados já eram esperados, visto que um a cada cinco cidadãos canadenses nasceu fora do Canadá. Esta proporção, apesar de surpreendente, não é nova: o número de imigrantes no país sempre foi alto. Acontece que, no início do século XX, a imigração tinha origens diferentes desta do século XXI.

Esse lado do Canadá é mais expressivo nas grandes cidades, especialmente em Toronto, onde metade dos cidadãos vêm de fora das fronteiras canadenses.

Tente imaginar toda essa variedade na culinária local. É de dar água na boca…

 

3. O grande norte

Pare um momento e pense no Brasil. As inúmeras pessoas que você conhece, os diferentes climas, culturas, biomas, vinte e sete unidades federativas e mais de cinco mil municípios. Tudo isso se encaixa dentro de 8,5 milhões de quilômetros quadrados: o quinto maior país do mundo.

Agora, aumente este território em 17% e você terá o Canadá, que ocupa o segundo lugar no pódio das maiores terras do planeta.

O país se estende do Atlântico ao Ártico e ao Pacífico, por onde guarda riquesas únicas. São mais de cinco mil municípios, duas línguas oficiais, mais de trinta mil lagos, incrível biodiversidade e grandes maravilhas naturais que vão das Cataratas do Niágara até auroras boreais.

Difícil imaginar? Estes vídeos podem ajudar:

 

 

4. A felicidade do povo Canadense

Muitos não sabem, mas há sim um ranking sobre a felicidade dos países.

O World Happiness Report é produzido pela ONU em parceria com especialistas de diversas áreas, como economia, psicologia, política e bem-estar. Dessa forma, é possível que os governantes observem e avaliem o desenvolvimento de questões importantes para o bem-estar da população, criando políticas públicas mais embasadas e efetivas.

No ano de 2018, o Canadá conseguiu a sétima colocação em meio a cento e cinquenta e seis países!

Este é um grande mérito. O bem-estar da população é excelente e muito superior à média mundial. Os canadenses perderam apenas para a Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda. E parando para pensar, estes são países com pequenos territórios e com população consideravelmente menor que a do Canadá, o mais bem-sucedido entre os gigantes.

 

5. Liberdade e democracia de qualidade

De acordo com a The Economist, apenas 5% da população mundial vive em uma “completa democracia”.

Em seu estudo anual, chamado de Democracy Index, a revista mapeia e avalia diversos pontos importantes para o funcionamento de um país democrático, como processo eleitoral, pluralismo, bom funcionamento do governo, participação política, cultura democrática, confiança nos governantes e liberdades civis. Apenas os países com notas maiores que 8 garantem suas posições no pódio democrático.

Apesar de ser pequena a porcentagem, os canadenses conseguiram fazer parte desse seleto grupo ao atingir a nota 9,1. Eles estão a frente até mesmo da França (7,8) e dos Estados Unidos (7,9), países que se posicionam como os grandes defensores da democracia no mundo.

Ao mesmo tempo, o Canadá se posiciona muito bem em outros estudos!

O relatório Freedom in the World, produzido anualmente pela Freedom House, avalia a liberdade dos cidadãos de cada país tendo como referência a Declaração Universal de Direitos Humanos, adotada pela Assembléia Geral da ONU em 1948.

Em notas que variam de 0 a 100, o Canadá foi eleito um país livre com impressionantes 99 pontos. Sua classificação se deve à ótima qualidade de seus direitos políticos e liberdades civis.

E essas liberdades também se expandem para o cenário econômico. O Canadá foi eleito pela Heritage Foundation como a nona economia mais livre do mundo em 2018, além de estar entre os dez melhores países para empreendedores.

É impossível não se apaixonar por essas terras!

 

Pensa em comprar uma casa e se estabelecer definitivamente no Canadá? Sentir na pele estas e várias outras curiosidades impressionantes? Pode vir sem medo, pois estou aqui para te ajudar!

Juntos nós podemos encontrar o melhor financiamento de um imóvel em várias cidades do país. Tenho acesso às melhores taxas de juros do mercado canadense, além de trabalhar com vários corretores de imóveis, advogados e corretores de seguro, facilitando todo o processo da compra da casa própria.