De todas as dúvidas que os clientes colocam em minha mesa, uma das mais comuns é: como comprar financiada uma casa no Canadá sem ser residente permanente (PR)?
É possível, sim, financiar um imóvel no Canadá apenas com um Work Permit. Obviamente, alguns detalhes são específicos para este perfil de cliente, e eles devem ser considerados antes de se fazer qualquer plano. Confira esses pontos abaixo: 

Contents

Sou residente temporário, posso comprar financiada uma casa no Canadá?

Antes de tudo, vamos falar sobre o seu status no país.

Se você não possui uma Permanent Residency (PR) ou uma cidadania canadense, você é considerado um residente temporário (temporary resident). Nesta classificação não há subdivisões, ou seja, os bancos consideram trabalhadores, estudantes e investidores, enfim todos, como residentes temporários.

Portanto, não haverá diferenças entre os processos de financiamento dos diferentes tipos de residentes temporários; e as intenções futuras de cada um, como entrar no processo de PR, também não serão consideradas.

Quais os impostos que terei que pagar como residente temporário no Canadá ao comprar minha casa?

O primeiro assunto a colocar na ponta do lápis é o Non-Resident Speculation Tax (NRST), um imposto para quem não é residente no país. Aqui devem ser esclarecidos dois pontos:

  1. O Canadá considera como não-residentes:
    1. todos os estrangeiros morando no Canadá sem possuir cidadania ou uma Permanent Residency (PR);
    2. todos aqueles que, mesmo cidadãos ou portadores do PR, não moram no Canadá há mais de seis meses;
  2. Este não é um imposto nacional. Vale apenas para:
    1. a cidade de Toronto e sua região metropolitana (Greater Toronto Area – GTA);
    2. a cidade de Vancouver e sua sua região metropolitana (Greater Vancouver ou Vancouver Metropolitan Area).

A NRST é o imposto de 15% cobrado de não-residentes nas localidades mencionadas acima. Você pode saber mais detalhes clicando aqui.

Ou seja, se você pretende comprar um imóvel nestes locais e não possui um status de residente ou mora há mais de seis meses fora do Canadá terá que pagar o imposto NRST de 15% do valor total do imóvel.

A boa notícia é que é cabível um processo de restituição do valor, para quem conseguir uma Permanent Residency dentro de 4 anos após a compra do imóvel. Outras situações também podem dar direito à restituição, e conheço advogados especializados para lhe ajudar nisso. 

No mais, todas as outras taxas na compra de um imóvel são as mesmas praticadas com residentes permanentes e cidadãos canadenses. 

Qual o valor de entrada para comprar uma casa no Canadá sem PR?

Este ponto requer preparo: se você planeja conseguir um financiamento tradicional, deve ter em mãos 35% do valor do imóvel. Caso planeje comprar algo nas regiões do imposto NRST, o valor sobe para 50% (35% de entrada + 15% de imposto).

Se você achou este valor muito alto, saiba que há alternativas mais viáveis.

Assim como cidadãos, os portadores de Work Permit podem se qualificar para incentivos:

  • New to Canada: incentivo da Genworth para recém-chegados ao país (até 5 anos), permitindo a compra do seu imóvel com apenas 5% de entrada;

Consulte o seu Mortgage Broker para checar a sua elegibilidade. Em caso de uso dos incentivos listados acima, será exigida também a contratação de um seguro para o seu financiamento.

Porque o seu credit score é fundamental!

Nas condições de residente temporário, esteja preparado para conquistar a confiança das instituições financeiras. Lembre-se que você é novo no país, portanto possui um histórico junto a instituições financeiras, o que o torna um cliente de alto risco.

Por isso, o valor reservado para a entrada precisa estar em sua conta nominal (corrente, poupança ou investimentos) pelo menos há seis meses, pois os bancos vão exigir extratos e diversos documentos que comprovem a origem do dinheiro.

Dependendo de quando você chegou no país, ainda pode ter um histórico de crédito (Credit Score) muito recente e, por isso, não passar a confiança necessária. Então esteja preparado para compensar essa lacuna: os bancos podem solicitar cartas de empregadores antigos e atuais; cartas de referência de seu banco no antigo país; histórico de crédito no seu país de origem; comprovantes de pagamento; extratos bancários do último ano; e, qualquer outro documento que acreditem ser pertinente.

Porque você deve procurar um Mortgage Broker para financiar a sua casa no Canadá.

Comprar uma casa com um Work Permit é possível e bem mais comum do que você pensa. Os incentivos foram flexibilizados para abarcar este público.

Na verdade, o que impede a tomada desta decisão é a falta de informação sobre o assunto. Muitos pensam que a compra de um imóvel deve acontecer apenas com o PR em mãos e por isso passam meses desperdiçando dinheiro em aluguéis.

Se você possui Work Permit e acredita já estar pronto para a compra de um imóvel, dê um passo à frente! O seu sonho pode estar mais perto do que imagina.

É neste momento que um Mortgage Broker pode te ajudar! Como Mortgage Broker, sou o primeiro passo no processo de compra de
um imóvel. Mantenho contato com mais de 50 instituições financeiras e possuo a expertise necessária para lhe ajudar a encontrar o melhor empréstimo de acordo com o seu perfil. Caso tenha interesse podemos marcar um horário para que eu possa analisar o seu perfil e traçarmos juntos a melhor estratégia para realizar o seu sonho.

> ENTRE EM CONTATO <<

Ficou com dúvidas?

Eu disponibilizei gratuitamente um ebook em PORTUGUÊS com todas as informações necessárias de como funciona o mercado de financiamento imobiliário no Canadá. Caso deseje fazer o download, é só clicar neste link: >> COMO COMPRAR A SUA CASA NO CANADÁ <<