A agência federal de habitação disse na segunda-feira que voltou a considerar uma taxa de serviço da dívida bruta de até 39 por cento e uma taxa de serviço da dívida total de até 44 por cento para mutuários com um forte histórico de gestão de obrigações de pagamento.

O serviço da dívida bruta refere-se ao valor máximo da receita anual bruta que pode ser usado para despesas relacionadas à casa, como hipotecas, heat ou taxas de condomínio, enquanto o serviço da dívida total é calculado quando essas despesas são combinadas com pagamentos mensais de dívidas devidas em itens como cartões de crédito ou carros.

“Estamos tomando esta medida porque nossas mudanças de subscrição de julho de 2020 não foram tão eficazes quanto esperávamos e incorremos no custo de um declínio em nossa participação de mercado”, disse o CMHC em um comunicado. A agência agora também solicitará pelo menos um mutuário ou fiador seguro que tenha uma pontuação de crédito maior ou igual a 600.

Em julho passado, a agência exigiu uma pontuação de crédito mínima de pelo menos 680 e limitou os índices de serviço da dívida bruta e total a 35 e 42 por cento, respectivamente, o que esperava diminuir o poder de compra em até 11 por cento.

Essas medidas visavam proteger os compradores de casas, reduzir o risco do governo e do contribuinte e apoiar a estabilidade dos mercados imobiliários, ao mesmo tempo em que reduzia a demanda excessiva e o crescimento insustentável dos preços durante a pandemia.

A decisão da CMHC de reverter sua política não terá muito impacto sobre os consumidores porque a mudança está focada no seguro que os credores obtêm, disse James Laird,

co-fundador da Ratehub.ca e presidente da corretora de hipotecas CanWise Financial.

Quando o CMHC tornou seus padrões mais difíceis, ele disse que outras opções estavam disponíveis nas rivais Sagen e Canadá Guaranty.

“Quando uma empresa tem critérios de subscrição mais rígidos do que seus dois concorrentes, então naturalmente o mercado passa a usar os dois concorrentes, muito mais”, disse Laird.

A CMHC se recusou a compartilhar para quem perdeu sua participação de mercado ou quanto dela foi perdida.

Fonte:CanadianPress